MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

A motivação no espaço organizacional é muito importante tanto para a organização, quanto para o colaborador. Nos dias atuais é nítido perceber como as empresas estão cada vez mais interessadas a motivar os seus colaboradores, para que no meio do processo o mesmo não desanime.

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO

Hoje em dia percebe se que a motivação no ambiente/espaço de trabalho vem sendo mais trabalhada para a melhor satisfação dos funcionários.

Avalie a motivação de seus funcionários

É muito importante monitorar os indivíduos para que a falta de motivação nas organizações não se reflita nos resultados. A sugestão é implantar e observar indicadores, como o de produtividade, por exemplo.

Determine o que é esperado de cada colaborador diariamente – uma meta viável.
Ao atingir entre 75% e 100% de tarefas concluídas, você tem uma boa produtividade. Abaixo disso, pode ser sinal de falta de motivação no trabalho.

Depois de compreender a importância do estímulo no trabalho, é hora de aprender a qualificar esse aspecto. Para isso, separamos dicas que vão auxiliar no processo.

Tratar todos igualmente reconhecendo seus valores

É pela igualdade que começa o processo de incentivo, lembrando que todos, em setores diferentes, têm a mesma importância dentro da empresa.

Possuindo cargos mais altos, outros mais baixos, todos cumprem com um papel importante para que os resultados sejam alcançados. Por isso, merecem respeito e, mais do que isso, ter seu trabalho reconhecido e valorizado.

Investir em capacitações e atividades extras

Saber que pode crescer dentro da empresa e junto com ela causa empolgação no colaborador. Investir em treinamentos e capacitação pode aumentar consideravelmente o incentivo e interação junto à equipe.

Estabelecer metas e passar feedbacks

Os feedbacks têm grande influência na motivação. Seja ao transmitir dicas ou ao ouvir o funcionário, esse momento permite aumentar o engajamento e a satisfação com o trabalho realizado.

Afinal, é recompensador para qualquer profissional ter metas viáveis a cumprir e alcançá-las com seu esforço.

Criar relacionamento e empoderar os funcionários

Conhecer e valorizar os profissionais traz muitos benefícios. Para tanto, é preciso transmitir e ganhar a confiança.

A partir do momento em que o outro entende a importância do seu papel dentro da companhia, procura dar mais de si nas tarefas desempenhadas. Com essa abertura, adquire autonomia e maior liberdade de expressar suas ideias.

Oferecer um ambiente agradável e com socialização

Quanto mais confortável a pessoa se sentir, mais facilidade terá para desenvolver seu papel. Para isso, é imprescindível que ele tenha as condições adequadas para desempenhar a função.