COMO SABER SE A EMPRESA É BOA PARA TRABALHAR?

Assim como quando as empresas abrem uma vaga, elas sabem exatamente o tipo de funcionário que procuram, o candidato também precisa ter bem claro em sua mente o tipo de empresa em que quer trabalhar. Afinal, diariamente terá de se dirigir ao mesmo local, conviver com as mesmas pessoas e lidar com as mesmas situações. 

Observe como a sua empresa trata os clientes, os funcionários e os fornecedores, se ela resiste às mudanças necessárias, se resolve os problemas e não conformidades ou se procura culpados, se inova, observe os índices de absenteísmo e turnover, o setor de devolução da empresa, a organização, limpeza e segurança, se o proprietário e os principais gestores da empresas estão comprometidos com o processo de melhoria, etc. Porque conhecimento, experiência, habilidade, competência, capacidade e proatividade só são úteis se você estiver no lugar certo… 

Mas há alguns aspectos importantes que devem ser avaliados antes de ir trabalhar em uma empresa que, em geral, indicam um ambiente agradável para que você trabalhe motivado. Veja a seguir:

1) Os valores da empresa

2) Equipe com quem você irá trabalhar

3) Remuneração e benefícios oferecidos

4) A empresa apoia o crescimento do profissional?

Outras dicas:

  • 1. Procure saber quem será o seu novo chefe e se possível, fale com quem já trabalha com ele;
  • 2. Procure falar com pessoas que já trabalham nessa empresa e o que elas acham sobre trabalhar lá;
  • 3. Procure entender como funciona a cultura dessa empresa e se você está alinhado com isso – ex: essa empresa tem alguma “fama” no mercado?

A verdade é que nenhum dinheiro a mais compensa um ambiente tóxico de trabalho. As vezes a grama do vizinho não é mais verde como se pensa. Se a empresa sempre contrata e ninguém quer ficar por lá, esse “ganhar a mais” pode ser mera ilusão.