Como funciona o mercado de trabalho?

O que é o Mercado de Trabalho?

Segundo o nosso amigão Wikipedia, o mercado de trabalho nada mais é do que o meio que associa as pessoas que oferecem a sua força de trabalho àquelas que procuram.

Não entendeu? Vem comigo!

Pense numa loja de departamentos. Dentro da loja existem as seções, e dentro das seções, os produtos. Imaginou?

Nesta analogia, a loja é o Mercado de Trabalho, as seções são áreas de atuação (bancos, restaurantes, hospitais, etc.) e os produtos são os profissionais que atuam em cada área.

Como funciona?

Os trabalhadores têm toda a liberdade para escolher onde vão trabalhar. A forma com que uma pessoa escolhe vai de acordo com os seus interesses e suas habilidades (é pra te ajudar a clarear essa escolha que a gente existe!). A remuneração $$$ varia conforme a sua capacidade de trabalho.

Como está o Mercado de Trabalho hoje?

Hoje, o mercado de trabalho está muito competitivo. Pela facilidade de se conectar às pessoas, muitas empresas competem de igual pra igual quando falamos de alcance. Pense na Coca e na Pepsi, o que a Coca faz que a Pepsi não faz?

Por causa dessa competitividade adoidada, você precisa ser ESPECIALIZADO e DIFERENCIADO.

Você precisa conhecer muito sobre a sua profissão e se especializar em atividades que façam com que você seja um profissional mais completo.

Mas isso não é o suficiente, você precisa agregar valor ao seu trabalho. Pra ser bem sucedido, rico, milionário, e referência na sua área de atuação, você pode seguir qualquer caminho que desejar.

O que vai determinar seu sucesso são as pessoas que contratam o seu serviço ou compram o seu produto. Por isso, é importante que elas percebam o valor que o seu produto/serviço tem, além do que ele tem de diferente em relação aos concorrentes.

O mercado de trabalho está em constante evolução, e pode ser que quando você saia da faculdade, o cenário de hoje já esteja completamente diferente.

De qualquer forma, os atributos que foram citados acima estarão sempre presentes. A competição sempre irá existir, assim como a busca por profissionais fora da curva naquilo que fazem.

Portanto, seja um deles e tenha sucesso!