Como conseguir um emprego? Podemos te ajudar!

É certo que estar desempregado, ainda mais se for por um longo período, é algo que, com o passar do tempo, vai nos deixando desanimados e pode, até mesmo, nos fazer desistir, como é o caso de 4,8 milhões de brasileiros, que simplesmente desistiram de procurar emprego, mesmo estando em idade para trabalhar, que são os chamados desalentados, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística – IBGE.

Se você faz parte destes números que apresentei até aqui, compartilho algumas dicas do que você pode fazer para mudar, efetivamente e na prática, esta realidade e, por fim, encontrar o emprego que tanto necessita neste momento.

Confira:

Continue de olho no mercado

Mesmo fora do mercado de trabalho, é essencial que você se mantenha atualizado sobre informações, tendências e demandas da sua área de atuação ou da área que pretende atuar a partir deste momento.

Dessa forma, fica mais fácil identificar as oportunidades de emprego que surgirem e aproveitá-las da melhor maneira possível para sair desta situação de crise.

Crie uma rotina

Engana-se quem pensa que procurar emprego significa apenas mandar um currículo aqui e outro ali. É preciso criar uma rotina, separar um tempo do dia para procurar emprego, estipular um número de vagas para se candidatar por semana, entre outras ações.

Tudo isso vai ajudá-lo a se sentir mais tranquilo e a controlar a ansiedade, já que você terá consciência que está fazendo a sua parte e o que é possível para superar os desafios e encontrar a vaga dos seus sonhos.

Utilize a internet a seu favor

Por mais que você fique tentado a passar grande parte deste tempo livre navegando na internet, é essencial que você resista a esta tentação e a utilize a seu favor. O que quero dizer é que as redes sociais, por exemplo, são utilizadas para diferentes tipos de interação, inclusive as profissionais, uma vez que elas são grandes aliadas para quem deseja arrumar um emprego rápido.

Facebook, Twitter, Google+, LinkedIn, Instagram, entre muitas outras, são algumas das plataformas onde é possível interagir com as empresas, aprimorar o networking, fazendo contato com outros profissionais, ficar a par sobre vagas em aberto, atualizar-se sobre o mercado, entre outras ações.

Ainda se tratando da internet, existem sites onde você pode cadastrar o seu currículo e buscar por vagas condizentes com o seu perfil e experiência profissional. Além disso, muitas empresas divulgam em seus sites, ofertas de emprego, o que amplia ainda mais a sua pesquisa, bem como a suas chances de encontrar a oportunidade almejada com muito mais rapidez.

Prepare-se para as entrevistas

Por se tratar de um dos momentos mais importantes, tanto para quem está em busca de emprego, quanto para os recrutadores das empresas, é essencial que você se prepare, constantemente, para as entrevistas de emprego. Digo isso, pois, dependendo de seus comportamentos e atitudes, você pode conquistar a vaga com mais rapidez ou pode demorar mais do que imagina para obter a tão sonhada oportunidade.

Neste sentido, é essencial que você pesquise tudo sobre a empresa, que seja pontual, que seja gentil e educado com todos, humilde na hora de destacar seus pontos fortes e pontos de melhoria, que fique atento ao vocabulário, bem como à escrita e ortografia, pois tudo isso, entre muitos outros fatores, são observados e levados em consideração pelos recrutadores na hora de escolher o melhor candidato para a empresa. E BOA SORTE!